Saída para o caos é investir em transporte coletivo

São Luíz terá passagem reduzida aos domingos
22 de fevereiro de 2010
Judiciário derruba gratuidades em Rondonópolis
24 de fevereiro de 2010
São Luíz terá passagem reduzida aos domingos
22 de fevereiro de 2010
Judiciário derruba gratuidades em Rondonópolis
24 de fevereiro de 2010

O gerente de projetos da Secretaria Nacional de transporte e mobilidade urbana do ministério das Cidades, João Alencar Oliveira Júnior, afirmou, durante reunião do Grupo de Trabalho Matriz Energética para o Desenvolvimento com Equidade e Responsabilidade Socioambiental do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, que as cidades deveriam dar prioridade ao transporte público para que a mobilidade urbana melhore nas cidades.

É fundamental repensar nas nossas necessidades de deslocamento na cidade e nas atividades econômicas na cidade, ou seja, fazer com que as pessoas necessitem menos se deslocar e se precisarem que as distâncias sejam curtas e que possa se fazer isso a pé ou de bicicleta.

Alencar disse para melhorar a mobilidade é preciso investimento maciço em transporte público, ou seja, não se pode pensar na cidade dependendo de transporte individual. Esses engarrafamentos, a persistir essa falta de investimento público só tende a se agravar. Na realidade, toda e qualquer ação no sentido da melhoria das condições de transporte devem ser aprumadas no transporte público. Para ele é preciso criar meios para que os cidadãos não precisem se deslocar de cidades próximas à capital para trabalhar.

A conselheira do CDES, Esther Bemerguy, ressaltou que o conselho já incluiu em sua carta de propostas sobre as melhorias na matriz energética do país, recomendações relacionadas ao transporte. Uma delas é que se passe a dar maior incentivo ao transporte hidroviário que usa menos combustível do que o transporte rodoferroviário. Outra recomendação do conselho é a ênfase no transporte público e de preferência que seja poupador de combustível, que use cada vez menos diesel e gasolina.

A terceira recomendação do CDES é que as cidades sejam pensadas para pouparem energia. Isso engloba a questão das pessoas morarem próximas ao trabalho, que a escola dos filhos sejam próximas ao local de moradia. Por isso, ela enfatizou que uma série de mudanças na organização dos municípios é necessária para criar uma cidade sustentável. Queremos mostrar que o desenvolvimento urbano e da matriz de transporte adequado, pode resultar também em forte economia e mitigação do dióxido de carbono.

Segundo a conselheira, como as cidades já estão estruturadas de forma errada as medidas para promover as melhorias são de médio e longo prazo.

Fonte: TRIBUNA DO BRASIL – DF

Comments are closed.

Pular para o conteúdo