Bilhetagem de Aracaju tem tecnologia de 1º mundo

Transporte irregular acumula estatísticas alarmantes
21 de outubro de 2008
Cai a procura por vales no mercado informal
28 de outubro de 2008
Transporte irregular acumula estatísticas alarmantes
21 de outubro de 2008
Cai a procura por vales no mercado informal
28 de outubro de 2008

A bilhetagem eletrônica implantada em Aracaju, desde meados de 2007, conta com tecnologia de ponta. Um dos aspectos mais representativos do sistema é o processo da recarga a bordo.

 

Isso porque muitas das cidades brasileiras que já tem implantada a bilhetagem eletrônica não oferecem a facilidade aos usuários do transporte coletivo, como é caso da cidade de São Paulo. Desse modo, os cartões Mais Aracaju estão na vanguarda, usando tecnologia de última geração.

 

A recarga a bordo possibilita que o usuário do cartão Mais Aracaju Vale-transporte e, em breve, o do cartão Cidadania, receba os créditos no seu cartão sem precisar se deslocar até um posto de venda. Após, no máximo, três dias úteis da confirmação do pagamento do boleto (gerado pela empresa), os créditos estarão disponíveis para recarga.

 

Basta que o usuário aproxime o cartão do validador (equipamento amarelo instalado no interior dos ônibus para efetuar o pagamento das tarifas por meio dos cartões eletrônicos) e os créditos que estiverem disponíveis serão transferidos automaticamente para o cartão.

 

Segundo Mônica Quintino, gerente de Negócios do SETRANSP, os usuários do cartão Mais Aracaju Vale-Transporte devem estar atentos ao período que os créditos são disponibilizados, pois algumas empresas compram os créditos semanalmente; quinzenalmente e outras mensalmente. ?É importante que os usuários se informem, junto às empresas onde trabalham, sobre a data da liberação dos créditos eletrônicos para, dessa forma, realizar a recarga do cartão com sucesso?, ressalta Mônica. 

 

No entanto, para que proporcione comodidade e conforto aos usuários do cartão Mais Aracaju Vale-Transporte, é preciso que o procedimento seja corretamente realizado. Todas as vezes que as empresas disponibilizarem créditos para seus funcionários, o cartão deverá ser apresentado ao validador duas vezes. A primeira para que os créditos sejam transferidos para o cartão, e a segunda vez para descontar a tarifa e, em seguida, liberar a catraca.

 

Como realizar a recarga a bordo

 

Primeiro passo: o usuário encosta o cartão no validador.

 

Segundo passo: Havendo crédito a receber, o validador mostrará a palavra RECARGA e o valor que foi recarregado.

 

Terceiro passo: Afaste o cartão. Aparecerá novamente a palavra APROXIME O CARTÃO.

 

Quarto passo: O usuário encosta novamente o cartão no validador e a passagem será descontada.

 

Quinto passo: O visor mostrará a palavra PASSE. E o usuário poderá passar pela catraca.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo