Transporte clandestino tem feito várias vítimas
24 de setembro de 2008
Bilhetagem eletrônica beneficia usuários em todo país
29 de setembro de 2008
Transporte clandestino tem feito várias vítimas
24 de setembro de 2008
Bilhetagem eletrônica beneficia usuários em todo país
29 de setembro de 2008

Os carros são a principal fonte de contaminação do ar. Isso porque os gases que saem dos escapamentos dos veículos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades.

 

Por isso, sempre que possível, deixe seu carro na garagem. Saia de casa de ônibus. Um bom motivo para tomar essa atitude é pensar que um ônibus transporta o equivalente a pelo menos 15 carros de passeio.

 

Isso representa menos emissões de gases poluentes e muito mais saúde a todos. Conheça quais são os poluentes lançados no ar pelos automóveis e os males que eles provocam à saúde no quadro abaixo.

 

Dióxido de Azoto

Trata-se de um gás oxidante. Pode penetrar nas mais finas ramificações das vias respiratórias. A partir das 200 mg (microgramas) por m3 de ar provoca uma alteração da função respiratória e irritação dos brônquios nos asmáticos.

Ozônio

É um gás poluente, agressivo para os olhos e mucosas respiratórias.

Monóxido de Carbono

Este é um gás tóxico porque impede as células de receber o oxigênio de que necessitam. Pode causar dores de cabeça, náuseas e, em níveis superiores a 0,20%, pode causar a morte.

Dióxido de Enxofre

Trata-se de um gás irritante que pode desencadear um espasmo brônquico nos asmáticos, aumento de tosse e problemas respiratórios em adultos e crianças.

Poeiras

No conjunto da poluição, não podemos esquecer as partículas, por vezes cancerígenas que irritam os brônquios.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo