Colaboradores do setransp aprendem falar em público com naturalidade

Cartões escolares produzidos no primeiro semestre ultrapassam os 41 mil
22 de julho de 2008
Prorrogado prazo de cadastramento das empresas no VT eletrônico
24 de julho de 2008
Cartões escolares produzidos no primeiro semestre ultrapassam os 41 mil
22 de julho de 2008
Prorrogado prazo de cadastramento das empresas no VT eletrônico
24 de julho de 2008

Dor de barriga, suor frio, gagueira, engasgos, tudo isso e mais um pouco aparece na hora de enfrentar uma platéia e fazer uma apresentação pública. Buscando amenizar esse que é um dos principais medos dos seres humanos, a jornalista e escritora Mafra Merys vem realizando cursos em todo o Estado de Sergipe.

 

Um deles ocorreu nos dias 5 e 12 de julho, no Sest/Senat, e teve como público 50 colaboradores do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju ? SETRANSP. A oportunidade foi também um momento de confraternização entre pessoas que trabalham juntas, mas que, no dia-a-dia, têm poucas oportunidades de se conhecer.   

 

As aulas foram proveitosas para todos os participantes, mas foram especialmente úteis para o analista de sistemas Paulo Alexandro Freitas de Miranda. Sofrendo com a timidez excessiva desde a adolescência, ele conta que o curso o ajudou a ter consciência do problema que tinha. ?Despertei para essa minha limitação. Ficava me escondendo por trás dessa capa de tímido e me privava de atividades e situações como conhecer pessoas. Também acabava deixando de expor minhas idéias. Agora já nem me considero mais tímido?, conta ele.

 

Tomando como exemplo o caso de Paulo, Mafra explicou que a timidez só atrapalha a vida em sociedade. ?A pessoa deixa de interagir com outras, trocar experiências e, conseqüentemente, evoluir. É como se fosse cômodo essa posição. Isso porque ninguém mexe com os tímidos. Eles não incomodam?, frisou a jornalista. No curso, ela também falou da importância da boa comunicação no ambiente de trabalho, principalmente por parte dos líderes. ?Reconheça erros, agradeça e elogie sempre?, aconselha Mafra. 

 

DICAS

Dando dicas para encarar um auditório, a jornalista ressaltou a necessidade de falar com naturalidade, usar artifícios visuais, empregar palavras simples e ser enérgico. As informações foram valiosas para a secretária Anne Caroline Pinheiro Lima. ?Como trabalho atendendo o público será muito útil tudo que aprendi. Adorei a palestra. Será importante também para as aulas do meu curso de Psicologia. Agora, quando precisar apresentar um seminário estarei mais tranqüila?, acredita ela.

 

O conteúdo do curso, tirado do segundo livro de Mafra ?Quem tem medo de falar em público??, também agradou a Coordenadora de Recursos Humanos do SETRANSP Karla Lima. O sucesso de um treinamento depende muito do desempenho do profissional. A Mafra não só encantou a todos que participaram do curso com sua experiência e palavras de sabedoria, como também foi uma lição de motivação acompanhada de muito bom humor. Acredito que a experiência que ela nos passou durante esses encontros foi inovadora. Ajudou-nos a rever conceitos e atitudes do cotidiano, mostrando oportunidades para mudanças, destaca ela.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo