Investimento em transporte coletivo melhora mobilidade

Mil empresas já aderiram ao vale-transporte eletrônico
17 de junho de 2008
Cartilha da frente parlamentar do transporte público discute a ameaça representada pelos mototáxis
25 de junho de 2008
Mil empresas já aderiram ao vale-transporte eletrônico
17 de junho de 2008
Cartilha da frente parlamentar do transporte público discute a ameaça representada pelos mototáxis
25 de junho de 2008

Natal – O caos urbano provocado pela falta de mobilidade no trânsito das cidades de médio e grande porte em todo o país dominou os debates na abertura do 2º Encontro de Boas Práticas da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, ontem pela manhã no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

Buscar ações que tragam mais conforto às ruas das cidades passou a ser prioridade para o setor de transporte e segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha, não se pode mais deixar de enxergar o setor como uma prioridade para o dia-a-dia do cidadão. ??Ter ruas totalmente paralisadas por veículos de pequeno porte não só um privilégio de grandes cidades. Esse é um problema de nosso cotidiano, que merece atenção e análise por parte dos gestores públicos??, disse Otávio Cunha que elogiou a política prefeitura municipal do Natal, através da STTU, de investimentos em corredores exclusivos de ônibus, melhorias de vias, estações de transferências e ampliações de terminais. ??São ações como essa que modificam o nosso cenário??, salientou Otávio Cunha que promove uma gestão descentralizada na NTU fazendo reuniões itinerantes nas capitais brasileiras, para trocar e buscar experiências que estão dando certo.

Em Natal o encontro da NTU debateu a Gestão e Prática em Recursos Humanos e uma experiência de Natal foi mostrada para os empresários do todo o país. Kênia da Silva da Costa apresentou o seu trabalho de aplicação de pesquisa de clima organizacional como ferramenta de gestão de pessoas. Outro programa que chamou a atenção dos empresários foi o programa Motorista Cidadão apresentado por Lélis Marcos Teixeira, na empresa Rio ônibus.

Durante o evento a secretária municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Elequicina Santos, demonstrou que Natal procura diminuir as dificuldades no trânsito em parceria com o Governo Federal fazendo usos dos recursos do programa Pro – Transporte. ??Estamos investindo R$ 72 milhões em ações que dão mais mobilidade ao trânsito de Natal. Criamos corredores exclusivos para ônibus, melhoramos terminais e implementamos as estações de transferência que interligam toda a cidade??, exemplificou Elequicina Santos.

A secretária disse ainda que as estações de transferência foi uma experiência conjunta do o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos e de Passageiros de Natal, Seturn, com o poder público que deu certo. ??Começamos com duas estações e hoje são 11 que são utilizadas por 35 mil pessoas agora pagam apenas uma passagem para cruzar toda a cidade quando antes era preciso pagar duas ou até três passagens para fazer o mesmo percurso??, disse a secretária.

Para Agnelo Cândido, presidente do Seturn, essa parceria com o município influencia na redução dos problemas do cotidiano de Natal que ao longo dos anos priorizou o transporte individual quando as políticas de investimento no transporte de massa dão uma resposta mais eficiente para a mobilidade urbana. Agnelo Cândido ainda elogiou a iniciativa da direção da NTU de promover encontros itinerantes que possibilitam uma maior oxigenação de idéias que buscam melhorias para o setor de transporte coletivo. ??Investir em infra-estrutura, melhoria de frota é tão importante como investir no colaborador. Esses eventos da NTU possibilitam a troca de experiência e dinamizam o setor de transporte envolvendo todos os sindicatos filiados??, disse Agnelo Cândido.

O 2º Encontro de Boas Práticas da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, teve ainda mais duas palestras: A experiência de Jovens empresários no setor de cargas e uma avaliação do programa Jovem Aprendiz. Estão participando do encontro, 120 inscritos, entre empresários do setor e colaboradores das empresas de ônibus do Estado.

 

 

Fonte: NTU

Comments are closed.

Pular para o conteúdo