Especialistas em transporte nacionais estranham tentativa de impedimento das faixas exclusivas em Aracaju

Desembargador derruba liminar que deixou em luto as faixas exclusivas para ônibus
15 de agosto de 2016
Fundo para transporte público é tema de debate para baratear tarifa e gerar melhorias
26 de agosto de 2016
Desembargador derruba liminar que deixou em luto as faixas exclusivas para ônibus
15 de agosto de 2016
Fundo para transporte público é tema de debate para baratear tarifa e gerar melhorias
26 de agosto de 2016
“Não consigo ver Aracaju sem entender a necessidade de mudar e melhorar na mobilidade”
 
 
Capitais e cidades brasileiras depositaram nas vias exclusivas suas expectativas para iniciar o processo de uma melhor fluência do trânsito, e deu certo. As faixas para ônibus do transporte coletivo passaram a ser consideradas por especialistas em trânsito como sinônimo de mobilidade urbana, uma vez que distribui de forma justa as vias públicas favorecendo a maioria da população que tem o ônibus como principal veículo de tráfego cotidiano. No entanto, esses mesmos especialistas tomaram como surpresa o fato de em Aracaju as faixas exclusivas sofram tentativas de impedimento. 
 
“As faixas só contribuem para o aprimoramento do tráfego. Um automóvel leva 1,4 pessoas enquanto um ônibus transporta 70% do fluxo na cidade”, diz o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Cunha. Segundo ele, “é difícil entender como Aracaju não compreendeu ainda a importância das faixas exclusivas. Elas facilitam o trânsito e ajudam a ofertar mais serviços em menos tempo”, adverte Otávio Cunha. Ele observa que o ônibus ocupa apenas 8% da via e que o automóvel o restante.
 
Segundo Otávio, é preciso entender que sem as vias a velocidade média do ônibus cai de 25 Km/h para 12 km/h. “Não queremos demonizar o automóvel, mas é preciso que as pessoas usem transporte público para o trabalho”, disse Cunha. Ele ressalta que é preciso priorizar o coletivo, frisando ainda que sabe da necessidade de um transporte de qualidade, e, por isso, o setor cogita um fundo de recursos para o investimento em transporte.
 
 
Ferramenta de mobilidade x impedimento
 
As vias exclusivas implantadas em Aracaju foram alvo de uma ação do Ministério Público que, motivado por reclames de usuários de carros particulares, pediu na justiça a suspensão do uso das faixas apenas por ônibus, táxis com passageiros e transportes escolares. O pedido em liminar chegou a ser aceito, mas pouco tempo depois foi derrubado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Antônio Mendonça, que entendeu a contribuição das faixas para a mobilidade das pessoas.  
 
O desembargador argumentou que “não podem ser utilizados como motivação para obstaculizar o objetivo final, sob pena de alimentarmos a cultura de implementação de políticas públicas que gerem resultados apenas em curto prazo, desprezando as de longo prazo que, em diversas hipóteses, apresentam-se como as mais eficazes”, disse ele. E ponderou que essa ferramenta “visa privilegiar o transporte coletivo, o que, além de favorecer as massas, apresenta-se como importante alternativa não apenas para a mobilidade urbana, como também do ponto de vista ambiental”.
 
 
Em concordância, o vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Antônio Pannunzio, afirmou que sua cidade provou que a faixa exclusiva é sem dúvida é forte aliada da mobilidade. Ele cita os resultados positivos que obteve em Sorocaba – São Paulo, onde é prefeito. “A redução no tempo de viagem com as faixas em Sorocaba foi de 26%”, disse ele, garantindo ser bastante significante. “A meu ver é inexperiência do Ministério Público que não parece entender de transporte público. O MP se sai muito bem em embates jurídicos. Porque eu não consigo ver Aracaju sem entender a necessidade de mudar e melhorar na mobilidade”, certifica Pannunzio.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo