Empresas do transporte coletivo buscam inibir os assaltos

Empresas alegam defasagem das tarifas de ônibus de 13,8%
15 de dezembro de 2014
Vereadores aprovam aumento da passagem para R$ 2,70
18 de dezembro de 2014
Empresas alegam defasagem das tarifas de ônibus de 13,8%
15 de dezembro de 2014
Vereadores aprovam aumento da passagem para R$ 2,70
18 de dezembro de 2014

Sobre as medidas para inibir os assaltos e zelar pela segurança nos ônibus do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) elenca aqui as ações que as empresas adotaram:

 

* Quase a totalidade dos ônibus da frota operante possuem câmeras de filmagem. Em todos os assaltos, um Boletim de Ocorrência é aberto e junto com ele é entregue à Secretaria de Segurança Pública uma cópia da filmagem do momento do incidente.

*Além disso, para o armazenamento dos valores pagos em espécie, 90% dos ônibus já possui o sistema de cofres. Inclusive todos os 260 ônibus novos que o setor adquiriu, isto é 50% da frota, vieram com cofres internos de fábrica.

*Também já faz parte das carrocerias de todos os ônibus o fechamento da parte traseira dos veículos com fibra. Porém, tal fechamento de fibra ou busdoor, não afeta a visibilidade da catacra de compensação da tarifa, uma vez que, atualmente, ela é localizada na parte dianteira dos ônibus.  

*As empresas do transporte adotaram ainda o sistema de bilhetagem eletrônica, com o Cartão Mais Aracaju, para a retirada da movimentação de dinheiro dentro dos ônibus. O setor, representado pelo Setransp, tem ainda massificado campanhas de divulgação para o incentivo do uso do sistema de bilhetagem eletrônica pelo usuário, e terá seu próximo recadastramento finalizado no dia 31 de janeiro de 2015.

 

O Setransp, todavia, lamenta o fato de que embora todas as medidas ao alcance do setor tenham sido adotadas, zelando pela segurança dos rodoviários e passageiros, não foram suficientes para se inibir os casos de assaltos.  O número de assaltos na Grande Aracaju cresceu, de 2013 para 2014, 20,3%, somando um total de 688 ocorrências até o mês de novembro. As empresas de ônibus têm movido todos os esforços para apoiar o poder público na busca pela garantia à segurança ao serviço de transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo