Setransp e Sinttra acreditam que bilhetagem eletrônica pode inibir assaltos em ônibus

Alteração no horário de funcionamento
23 de janeiro de 2014
MP, Setransp e SMTT lançam campanha de conscientização para o cuidado com o idoso no transporte coletivo
28 de janeiro de 2014
Alteração no horário de funcionamento
23 de janeiro de 2014
MP, Setransp e SMTT lançam campanha de conscientização para o cuidado com o idoso no transporte coletivo
28 de janeiro de 2014

Evitar a movimentação de dinheiro no interior do ônibus pode inibir a ação dos assaltantes

O número de assaltos realizados nos ônibus na Grande Aracaju tem preocupado não só o cidadão comum, como também a classe dos rodoviários e as empresas do transporte coletivo. Um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro (Setransp) aponta que em 2013, só de assaltos diretos aos cobradores e motoristas, foram contabilizados 674 casos, e esse número subiu para mais de 800 contando com os assaltos aos usuários de ônibus. Mesmo as empresas disponibilizando câmeras filmadoras 85% da frota, vigilantes nos terminais, e cobrando, frequentemente, do Poder Público providências para garantir a segurança, os assaltos continuam. Mas de acordo com o Setransp e o Sinttra, o uso estratégico do Cartão Mais Aracaju pode inibir a atuação de meliantes.

 

“Antes da implantação do Mais Aracaju os assaltos eram ainda mais frequentes do que a média atual de dois por dia, porque com o dinheiro na mão, ou, à época, vale transporte, o cidadão ficava a mercê dos meliantes ao abrir a carteira para pagar a tarifa ou receber o troco. Agora, com o Cartão Mais basta a pessoa apresentar, utilizar a digital, e logo é computada a passagem. Então, acreditamos que evitar a movimentação de dinheiro no interior do ônibus pode ajudar a inibir a ação dos assaltantes”, comentou o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio.

 

Geralmente, os maiores alvos de assaltos são as linhas Piabeta, Conjunto Jardim, Parque dos Faróis, Santa Maria, e as que passam pelo terminal Maracaju. E na maioria dos casos o roubo parte de menores. A estudante universitária Egicyane Lisboa foi uma das vitimas: “eu já tive meus pertences retirados da minha bolsa, que esqueci aberta, após pagar a passagem, e tenho amigas que foram assaltadas nos ônibus à mão armada”. Somente nos primeiros dias de 2014 foram registrados 10 assaltos, sendo um com agressão física no conjunto Fernando Collor. Temendo a situação, motoristas e cobradores chegaram a ameaçar cruzar os braços, principalmente os que trabalham no turno da noite. 

 

“Já temos um esvaziamento do número de profissionais neste turno, e muitos usuários estão optando por outras formas de transporte temendo aos assaltos, disse à imprensa Miguel Belarmino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttra). Belarmino também acredita que as ações adotadas para a bilhetagem eletrônica foram benéficas, e defende: “o estimulo ao uso do sistema do Cartão Mais pode contribuir com a redução dos casos, já que assim se lidará menos com o dinheiro”.  

 

Sugestão de Pauta:

 

O presidente do Sinttra, Miguel Belarmino, e os representantes do Setransp, têm se reunido junto à Secretária de Segurança Pública para cobrar reforço à segurança no transporte público, principalmente nas áreas dos terminais de integração. Para eles, além das câmeras nos ônibus e vigilantes extras que o sistema de transporte têm disponibilizado, o estimulo ao uso do Cartão Mais Aracaju ao invés de movimentação de dinheiro no interior nos ônibus pode ajudar a inibir os assaltos. 

 

Miguel Belarmino se colocou à disposição da imprensa para entrevistas

Contato para entrevistas: 8877-6938/3213-7632/3213-0163 (Sinttra)

Comments are closed.

Pular para o conteúdo