Setransp aguarda posição da prefeitura sobre a tarifa de ônibus

Cadastramento escolar agora também é feito pela internet
15 de fevereiro de 2013
Recadastramento do cartão escolar já começou
18 de fevereiro de 2013
Cadastramento escolar agora também é feito pela internet
15 de fevereiro de 2013
Recadastramento do cartão escolar já começou
18 de fevereiro de 2013

O reajuste anual da tarifa do transporte público de Aracaju ainda está em análise na Superintendência Municipal de Tranporte e Trânsito. Está prevista para próxima semana a reunião entre a SMTT e o  Sindicato das Empresas de Tranporte Público de Aracaju (SETRANSP), onde deve ser apresentada a posição da prefeitura a cerca da nova passagem de ônibus. Segundo o Setransp, que aguarda esse posicionamento,  a revisão da tarifa é amparada pelo artigo 242 da Lei Orgânica do Município, e para este ano a necessidade de reajuste é de 11%, isso de acordo com os cálculos feitos a partir da planilha de custos.

Esse reajuste apresentado pelo Setransp tenta equilibrar a situação da tarifa que já está em defasagem, porque ao longo dos anos não foi conferida com base as necessidades apresentadas nos cálculos e no ano passado ainda não foi reajustada. Então esperamos que a prefeitura pondere isso este ano. Porque a tarifa inadequada continua onerando o sistema e isso só prejudica a qualidade do serviço, enfatizou o superintendente do Setransp José Carlos Amâncio.

De acordo com ele, nesse momento, o sistema do tranporte na capital já está sofrendo as consequências do desiquilibrio tarifárico.  E reajustes como o preço do combustível e do salário dos rodoviários devem implicar ainda mais na planilha de custos. O sistema do tranporte público precisa ser valorizado como um serviço público que é. As empresas apenas prestam o serviço e cumprem anualmente os reajustes salariais e de impostos, mas precisam que o Município dê as condições necessárias para que o sistema opere, disse Amâncio, sustentando ainda que a Lei Orgânica do Município deixa claro que o equilíbrio financeiro-econômico dos serviços do transporte coletivo devem ser assegurados pela compensação entre a receita auferida e o custo total do sistema. Esperamos então que este ano a lei seja exercida. 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo