Novo portal Setransp traz modernos recursos de navegação

Ação comemora Dia do Motorista
25 de julho de 2012
Viação Progresso comemora Dia do Motorista com homenagens
27 de julho de 2012
Ação comemora Dia do Motorista
25 de julho de 2012
Viação Progresso comemora Dia do Motorista com homenagens
27 de julho de 2012

O Portal Setransp está repaginado. O novo layout foi idealizado pela coordenadora de Marketing do Setransp Fabiana Droppa, em parceria com a Alfama Web. “Antes de iniciarmos o processo de planejamento, foi necessário um mês de monitoramento do antigo site para avaliarmos como o usuário se comportava na navegação”, explica Fabiana.

Dentre os dados levados em consideração estavam o número de acessos. “Verificamos um grande acesso da nossa home devido ao conteúdo contido no portal; em segundo lugar, percebemos que a separação dos cartões da bilhetagem eletrônica por categorias, fazendo a segmentação também das matérias relacionadas a eles foi uma estratégia muito boa e que devia ser mantida; outra percepção que tivemos foi que, no período de recadastramento, o portal tinha um número de acesso que superava qualquer outro evento, chegamos a ter até nove mil visitas em um único dia” relata a coordenadora.

Também foram avaliados os horários de maior audiência, o que possibilitou um melhor planejamento da divulgação das informações nos picos de visitas ao portal. Após esse primeiro momento de levantamento de informações, a equipe chegou ao entendimento que o conteúdo que deveria ganhar lugar de destaque na home eram os produtos e serviços, deixando em segundo plano as notícias.

“Logo no esboço inicial do layout ficamos felizes por que a Alfama conseguiu equilibrar o conteúdo à maneira que planejamos, reservando 60% do espaço para serviços e 40% para notícias e informações gerais”, revela Fabiana. É ela quem explica mais detalhadamente os demais componentes do Portal que está muito mais interativo, com modernos recursos que facilitam a navegação.

 

Iconização dos serviços: no topo do novo portal foi inserido ícones de acordo com os sistemas/serviços disponibilizados pelo Setransp: Portal do usuário (espaço dedicado aos usuários que possuem cartões inteligentes de bilhetagem eletrônica), Web escola (canal interativo entre instituições de ensino e Setransp), Web Client urbano (Usuários do cartão Vale-Transporte urbano), Web client suburbano (usuários do cartão Mais Fácil suburbano). As cores de cada ícone são as mesmas de cada produto (cartões). Isso faz com que os internautas façam uma associação mais rápida do conteúdo.

 

Display de campanhas: foi criado um espaço específico para a inserção de campanhas interativas, podendo fazer o gancho com as campanhas offline veiculadas no próprio site tornando-o ainda mais interativo. É um espaço que pode comportar um número variável de campanhas e levar para páginas específicas, como hotsites.

 

Menu: o número de itens navegáveis foi ampliado e separados de acordo com áreas de interesse. Assim, o usuário consegue uma maior profundidade de navegação com um trajeto simplificado.

 

Nova estruturação de conteúdo: seguindo a mesma linha do menu, o conteúdo foi organizado por zonas de interesse, iconização na home, distinção cromática, ajuste da tipografia de leitura e maior espaçamento, criando, assim, uma navegação mais intuitiva e confortável.

 

Maior interação com as plataformas sociais: com a chegada da Web 2.0 e da social media tornou-se muito importante a integração dos sites e portais com as redes sociais. Isso gera inúmeros benefícios, tais como maior participação do usuário, maior interesse de navegação, melhor indexação pelos motores de buscas sem falar no redirecionamento de acessos que podemos conseguir dessa forma.

 

Recursos de acessibilidade: foram inseridos no portal os principais recursos de acessibilidade, dessa forma foi possível abranger qualquer tipo de usuário.

 

Infinity scrool: é um recurso que pode ser visto nas páginas internas de notícias. Com ele, ao final da página, o usuário não precisa clicar para ser redirecionado a uma nova página. Ao descer a barra de rolagem, automaticamente, mais notícias são visualizadas.

 

Breadcrumb: outro recurso inserido no portal é o chamado ‘caminho do site’. Com ele, o internauta pode navegar entre ele ao invés de clicar na barra de ferramentas do navegador para ir para o conteúdo anterior.

 

Side bar: nas páginas internas de todo o site foi criada a sidebar, o conhecido ‘acesso rápido’. Ou seja, se o usuário está em uma página do cartão Mais Aracaju Escolar, na side bar/acesso rápido só terá um menu com informações úteis daquele segmento.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo