Mobilidade urbana: desafios do transporte

De ônibus ou de carro, vias com BRS andam bem
15 de março de 2012
Em 1 mês, entra em vigor lei que institui da Política Nacional de Mobilidade
16 de março de 2012
De ônibus ou de carro, vias com BRS andam bem
15 de março de 2012
Em 1 mês, entra em vigor lei que institui da Política Nacional de Mobilidade
16 de março de 2012

* José Mauro Marquez, consultor em Mobilidade Urbana da Fundatec

Observa-se, no Brasil, um processo de modernização do transporte público urbano para atender às necessidades da população. O setor empresarial, os órgãos gestores e a sociedade têm buscado parcerias que permitam a melhoria dos serviços. No entanto, a baixa qualidade do Transporte Público oferecido nas cidades do País promoveu uma migração sólida para o transporte privado, resultado de um conjunto de fatores que fogem à competência dos operadores e gestores, somados a outros, tais como crescimento econômico e incentivo financeiro para a aquisição de veículos individuais.

A necessidade de mudança se impõe. O Bus Rapid Transit (BRT) tem potencial para revolucionar a situação atual, sendo a opção mais recomendada para sistemas de transporte de média capacidade. Tais sistemas tornaram-se referências internacionais por apresentarem alto desempenho, qualidade e baixo custo. Portanto, cidades como Curitiba, Bogotá e Cáli utilizam o conceito do BRT nas políticas de desenvolvimento urbano. O BRT preconiza: velocidade operacional, veículos de maior capacidade, vias segregadas, cobrança externa, meios eletrônicos de pagamento, embarque em nível, entre outros, podendo ser implantado de forma gradual, até atingir sua plenitude. 

O setor de transportes enfrenta o desafio de explorar as funcionalidades do Intelligent Transport Systems (ITS) na implantação  de  sistemas  BRT. Se por um lado devem ser incorporados os avanços tecnológicos que viabilizam a sustentabilidade do setor, por outro, as decisões devem ser pautadas dentro de limites como a capacidade de pagamento do usuário e a devida remuneração aos operadores, bem como a responsabilidade do Poder Público no uso de recursos do erário. Assim, a implantação de ITS deve ser fundamentada em projetos que avaliem as necessidades específicas e os custos da utilização de cada funcionalidade, considerando ainda os benefícios intangíveis.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo