Café da manhã lança campanha Todos passam pela catraca

Setransp convida parceiros a aderir ao Clean Up The Word
11 de agosto de 2011
Identificação biométrica começa operar com sucesso
15 de agosto de 2011
Setransp convida parceiros a aderir ao Clean Up The Word
11 de agosto de 2011
Identificação biométrica começa operar com sucesso
15 de agosto de 2011

Na manhã de hoje, dia 12, a Prefeitura de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT – e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – reuniram a imprensa, usuários do transporte coletivo, políticos, secretários de Estado, instituições ligadas ao Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito e empresários em torno de uma solenidade que anunciou novos tempos na mobilidade da capital sergipana. O encontro ocorreu no auditório do Hotel Quality.  

Primeiramente, o prefeito Edvaldo Nogueira informou sobre a nova edição da campanha educativa ‘A faixa é do pedestre'. De acordo ele, a SMTT estará, ainda esse mês, adotando medidas no sentido de educar motoristas e pedestres a respeitar a faixa. Entre as ações que fazem parte da campanha estão a pintura e sinalização das faixas com placas, instalação de totens com a silhueta do agente de trânsito em pontos estratégicos e a iluminação de locais conflituosos.

 

Essa atenção especial às faixas visa fazer com que o pedestre se desloque de forma segura. É uma forma também de fazer valer o Código de Trânsito Brasileiro, no qual se lê claramente que a prioridade no trânsito é dos vulneráveis. “O pedestre tem que ser respeitado. Faremos ações nas escolas, em associações de moradores, em conselhos de saúde, junto aos permissionários do transporte escolar, taxistas e empresas de ônibus. A ideia é envolver toda a comunidade”, destaca Edvaldo.

 

Digital

No segundo momento da solenidade, o Prefeito de Aracaju lançou a campanha ‘Agora é com a digital – Todos passam pela catraca'. Trata-se da identificação biométrica que, a partir de segunda-feira, 15, chega aos ônibus do transporte coletivo de Aracaju e da região metropolitana. Com o sistema, todas as pessoas que fazem uso da gratuidade, seja total ou parcial, passam a utilizar os cartões Mais Aracaju juntamente com a digital do dedo indicador para fazer uso do benefício.

A iniciativa também proporciona segurança, praticidade, amplia o direito de ir e vir de todos, assim como garante viagens mais confortáveis, na medida em que não restringe os detentores da gratuidade ao espaço dianteiro dos ônibus. Ao possibilitar a passagem pela catraca, todos podem se acomodar em qualquer espaço do veículo. “Aracaju é a primeira capital do país onde toda gratuidade, mais de 99 mil pessoas, vai usar a biometria”, comemora o prefeito Edvaldo Nogueira.

Após as explanações, o prefeito realizou a entrega simbólica de cartões Mais Aracaju Gratuidade a idosos. Os demais cadastrados poderão receber o cartão nos Centros de Referência e Assistência Social da Prefeitura de Aracaju – Cras – onde fizeram o cadastramento biométrico, conforme calendário a ser divulgado em breve.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo