Governo garante ao Setransp investimento na mobilidade de Aracaju

Setransp traz especialista de Curitiba para tratar da mobilidade urbana
13 de julho de 2011
Corredor de ônibus baixa tarifa sem gerar custo
18 de julho de 2011
Setransp traz especialista de Curitiba para tratar da mobilidade urbana
13 de julho de 2011
Corredor de ônibus baixa tarifa sem gerar custo
18 de julho de 2011

O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, esteve em Aracaju na sexta-feira, 15, para anunciar a liberação de recursos do Governo Federal para o desenvolvimento de projetos da prefeitura voltados para o transporte. Na oportunidade, durante um encontro com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju – Setransp -, o secretário destacou a disposição da União em investir em um Plano de Mobilidade Urbana para a capital sergipana.

“Pelo que observei aqui, Aracaju pode ser um das principais capitais modelo em mobilidade do Brasil. E o Governo Federal com certeza estará investindo em projetos desse aspecto aqui. O governo tem a consciência de que é preciso movimentar a economia do transporte particular, mas isso tem que acontecer sem desprezar o transporte público. As cidades precisam de uma mobilidade no trânsito e o investimento no transporte público é essencial para promover essa mobilidade”, frisou o secretário.

Em concordância, o superintende do Setransp, José Carlos Amâncio, acrescentou que “quando os carros particulares estiverem em congestionamentos, mas isso porque os corredores de ônibus estarão ativos, movimentando o transporte coletivo, ai sim Aracaju começará a viver a mobilidade. Será quando muitos passarão a utilizar para o transporte público, que por sua vez deve estar preparado para isso”, comentou Amâncio. 

Desta vez, Aracaju obteve a aprovação de quatro projetos: a integração das ciclovias, a construção do novo Terminal de Integração próximo ao Mercado Albano Franco, a construção de novos abrigos de ônibus em todos os pontos de parada, e ainda a reforma do Terminal de Integração do DIA. De acordo com o secretário Nacional de Programas Urbanos do Mistério das Cidades, Norman Oliveira, que também esteve no encontro, só com estes projetos Aracaju receberá R$ 113 milhões de recursos.

“Nós temos a garantia de que em Aracaju sendo uma subsede para a Copa do Mundo estes investimentos serão ainda maiores. Mas independente disso, se o município apresentar novos projetos que contribuam para a melhoria do serviço do transporte público e para a mobilidade urbana, o governo estará disponível para liberar mais recursos”, garantiu Norman Oliveira. 

Na manhã da sexta-feira, os secretários nacionais estiveram apresentando a liberação dos recursos para o prefeito Edvaldo Nogueira. E a tarde, no encontro com o Setransp, puderam discutir sobre mobilidade com o diretor executivo do grupo VCA, Jair Araújo, e o representante administrativo da Progresso e Tropical, Antônio Neto.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo