Senado aprova Política Nacional de Mobilidade Urbana

Estudo revela que em 10 anos motos serão maioria
26 de maio de 2011
ANTP TV discute redução do número de vítimas no trânsito
26 de maio de 2011
Estudo revela que em 10 anos motos serão maioria
26 de maio de 2011
ANTP TV discute redução do número de vítimas no trânsito
26 de maio de 2011

O setor de transporte urbano obteve uma vitória nesta quarta-feira, 25. Foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal o projeto de lei da Câmara (PLC 166/10), que institui uma Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo da proposta é promover a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nos municípios.

 “A NTU vem atuando durante esta tramitação no sentido de reforçar a importância na decisão final que será a sanção da lei que instituirá as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana”, afirma Otávio Cunha, presidente da Diretoria Executiva da NTU. Nesta reunião 13 senadores estiveram presentes, o que, na opinião de Cunha, demonstra a relevância do assunto para a sociedade.

A relatora substituta, senadora Ana Rita (PT-ES), assinalou, durante a leitura do relatório que “o projeto impacta positivamente na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar da coletividade urbana e certamente contribui para a redução das desigualdades sociais dentro de cada cidade”. O projeto tem 28 artigos que dispõem sobre a regulação dos serviços de transporte público coletivo e disciplina a concessão de benefícios e subsídios tarifários.

Entre os principais destaques do PLC 166/10 está a questão das gratuidades serem custeadas com recursos financeiros específicos previstos em lei, sem repasse ao usuário, e a autorização das empresas para realizar descontos nas tarifas ao usuário, inclusive em caráter sazonal, sempre com o consentimento do poder público.   

A matéria já foi apreciada pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle tendo sido aprovado parecer favorável em todas as Comissões. A proposta agora será examinada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), em caráter terminativo, ou seja, com valor de uma decisão do Senado, e logo depois seguirá para sanção presidencial.

Com informações da Agência Senado

Comments are closed.

Pular para o conteúdo