Escola recebe palestra educativa sobre cidadania no trânsito

Campanha quer educar usuário sobre som alto nos ônibus
19 de maio de 2011
Especialistas defendem subsídio para o transporte público
20 de maio de 2011
Campanha quer educar usuário sobre som alto nos ônibus
19 de maio de 2011
Especialistas defendem subsídio para o transporte público
20 de maio de 2011

Educar os futuros condutores para um trânsito mais seguro e democrático, a partir da conscientização de que as vias são formadas por pessoas, que o respeito as leis é fundamental e pode salvar milhares de vidas. Estes são alguns dos objetivos do projeto 'Lição de Cidadania' da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O projeto marcou presença nesta terça-feira, 17, na XIII Feira Cultural do Colégio Estadual Professor Acrísio Fontes, localizado no bairro América. Os alunos do 5º e do 6º ano do ensino fundamental participaram da palestra 'Educação, Trânsito e Cidadania', ministrada pela Instrutora de Trânsito da SMTT, Selma da Mata.

As palestras que fazemos visam, acima de tudo, promover a cidadania, buscam conscientizar toda a comunidade escolar que a via pública deve funcionar de forma democrática para que todos possam desfrutar de um trânsito mais respeitoso e solidário, explicou Selma da Mata.

 

Lei

De acordo com artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. O artigo 76 prevê ainda, que deve ser promovida a educação para o trânsito na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, através de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

 

Projeto

O projeto 'Lição de Cidadania' busca aproximação entre a comunidade e o poder público através da parceria da SMTT com escolas particulares e públicas de Aracaju, por meio de cursos e palestra oferecidas a funcionários, diretores, pais e alunos das escolas. Atualmente vinte escolas são parceiras da SMTT e para se tornar um parceiro do projeto basta que a instituição de ensino entre em contato com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, através do telefone 3179-1450.

Fonte: Universo Político

Comments are closed.

Pular para o conteúdo