Corredor de ônibus quase pronto em Copacabana

Estudantes ganham mais um ponto de cadastramento biométrico
14 de fevereiro de 2011
Tarifa pode chegar a R$ 2,70 em Campo Grande
15 de fevereiro de 2011
Estudantes ganham mais um ponto de cadastramento biométrico
14 de fevereiro de 2011
Tarifa pode chegar a R$ 2,70 em Campo Grande
15 de fevereiro de 2011

A cinco dias da inauguração do corredor exclusivo para ônibus, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana recebe os últimos retoques. A partir de sábado, a via terá o número de pontos de ônibus reduzido de 26 para 18 e a circulação de carros, vans, caminhões e táxis ficará restrita às duas faixas da esquerda. Com as mudanças, a prefeitura quer preparar o bairro para receber o Bus Rapid System (BRS) e promete reduzir em 25% a frota de ônibus na hora do rush. Moradores, no entanto, estão apreensivos.

Na segunda-feira, as duas faixas azuis que vão delimitar a área por onde só poderão trafegar coletivos já tinham sido pintadas em quase toda a via. Além disso, as últimas câmeras e os radares que vão ajudar na fiscalização foram instalados. Já a nova sinalização dos pontos de ônibus será instalada ao longo da semana.

– A prefeitura disse que haveria redução do número de ônibus, mas não disse em que linhas isso vai acontecer – criticou o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães.

Moradores vão verificar se houve redução da frota

De acordo a Secretaria municipal de Transportes, as 419 linhas que atualmente circulam ao longo dos três quilômetros da avenida no horário do rush cairão para 320. O consórcio de empresas que opera na região comprometeu-se a atingir a meta de redução de até 25% da frota no horário de pico.

As linhas serão divididas em três grupos, cujos veículos só poderão parar em pontos específicos. Segundo a secretaria, ao longo da Nossa Senhora de Copacabana, cada grupo terá somente seis paradas – onde haverá mapas – e será identificado por adesivos.

Horácio Magalhães disse que, na primeira semana de funcionamento do corredor, os moradores pretendem fazer uma contagem informal, para verificar se houve uma redução da quantidade de ônibus. Em fevereiro do ano passado, eles fizeram uma contagem.

A partir de sábado, somente ônibus poderão circular pelo corredor, formado por duas das quatro faixas de rolamento da Nossa Senhora de Copacabana. Aos táxis só será permitido parar à esquerda. As vans só poderão embarcar e desembarcar passageiros em vias transversais ou paralelas aos corredores. A situação das vans escolares está sendo estudada pela Secretaria de Transportes. Já a carga e descarga não serão permitidas do lado direito da via. Carros poderão trafegar pelo corredor para entrar em garagens e sair delas ou para dobrar na primeira rua à direita.

A fiscalização será feita por 70 agentes da CET-Rio. Além disso, o corredor será monitorado por 23 câmaras. Segundo a secretaria, na primeira semana não haverá multas, mas uma ação educativa.

 

Fonte: O Globo

 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo