Brasil exporta tecnologias para implementação de BRT

BRT economiza em até 50% o tempo de viagem
18 de agosto de 2010
Libercard transforma bilhete de transporte em cartão de crédito
24 de agosto de 2010
BRT economiza em até 50% o tempo de viagem
18 de agosto de 2010
Libercard transforma bilhete de transporte em cartão de crédito
24 de agosto de 2010

Idealizado por brasileiros e lançado em Curitiba em 1974, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) é considerado um caso de sucesso no mundo. Exportado para mais de 80 cidades em todos os continentes, o BRT é um sistema de transporte de ônibus, que circula em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais. As qualidades, tecnologias e diferenciais que atraíram a atenção de centros urbanos no mundo inteiro serão discutidos no 23º Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que terá como tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”.

A exportação desse conceito de mobilidade sustentável é justamente o grande antagonismo que o Brasil vive hoje no setor de transportes. O país possui os melhores profissionais, produtos e tecnologia para implementação de BRT. No entanto, ainda há uma grande resistência das autoridades públicas brasileiras para reconhecê-lo como solução para o transporte nos grandes centros.

O BRT é um meio de transporte eficiente e confortável, tendo como principais diferenciais múltiplas posições de paradas nas estações, embarque em nível, veículo articulado e com múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e sistema de informações aos usuários.

“Considero o Brasil um País com certa facilidade em adquirir carros e motos. A população deveria ser mais motivada para o uso do transporte coletivo, mas, para isso, é necessário o apoio crescente das esferas públicas e do estímulo ao uso destes meios”, diz Érico Moraes, presidente da Empresa 1, exportadora de equipamentos para bilhetagem eletrônica do sistema BRT de Guatemala, entre outros países.

O sistema brasileiro já foi exportado para outras localidades. Guatemala, um caso de sucesso conta com dois corredores de 8km e 16km, divididos em 40 estações. “O sistema BRT auxilia muito no trânsito, que anda caótico. Além de exigir cerca de 70% a menos de tempo em relação ao metrô e aproximadamente metade do necessário para os veículos leves sobre trilhos”, explica Moraes.

De acordo com a NTU, o transporte público urbano deve, sempre, trazer melhorias para a população. “Precisamos implementá-lo aqui em todo Brasil. Ele trará benefícios para o maior número de cidadãos que dependem do transporte coletivo”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor Superintendente da NTU. O sistema também proporciona mais conforto e menos impacto ambiental, pois utiliza combustíveis alternativos, além de revitalizar o espaço público, entre outras vantagens.

Fonte: NTU

Comments are closed.

Pular para o conteúdo