População participa do dia mundial sem carro

Terminal de Socorro começou a operar neste domingo
21 de setembro de 2009
Atualização do escolar até dia 30 deste mês
24 de setembro de 2009
Terminal de Socorro começou a operar neste domingo
21 de setembro de 2009
Atualização do escolar até dia 30 deste mês
24 de setembro de 2009

Desde às 7 horas de hoje, dia 22, a Prefeitura de Aracaju realiza no Centro da cidade uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fechou o trânsito no entorno da praça da General Valadão, nas travessas Baltazar Góes e Hélio Ribeiro, na rua José do Prado Franco e no Beco dos Cocos. Até às 18 horas, carros, motos e ônibus não poderão circular na localidade.


Sem os veículos, as vias foram tomadas pela população, que está tendo a oportunidade de participar de brincadeiras, torneios esportivos, palestras, oficinas de artes e aulas de ginástica. Também estão acontecendo shows com artistas locais e apresentações circenses, teatrais, folclóricas e de dança. Tudo isso foi organizado pelas secretarias municipais, com o apoio da iniciativa privada e de ONGs, sob a coordenação da SMTT.

 

A proposta é promover a reocupação do espaço urbano, devolvendo à população as vias públicas, onde predominam os veículos. Em geral, os pedestres acabam tendo que respeitar os carros, ao invés de serem priorizados no trânsito. Além de inverter essa lógica, a programação do Dia Mundial sem Carro em Aracaju foi pensada para estimular a reflexão sobre as vantagens da redução do número de carros nas ruas e do uso de meios de transporte coletivos e alternativos.

Atividades

Desde a abertura da programação, às 7 horas, a participação da população é grande e o movimento no local é intenso, sobretudo na praça General Valadão, onde se concentram os trabalhos. Lá, crianças de todas as idades participam de brincadeiras e competições esportivas. Os idosos optaram pelas aulas de ginástica e pelos serviços ofertados pela Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), como medição de pressão.

Os agentes de trânsito da SMTT circulam de bicicletas, distribuindo material informativo e conversando com a população. O superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, acompanha as atividades e acredita que o resultado alcançado até o momento já é positivo.

Está sendo melhor do que esperávamos. Os aracajuanos estão participando intensamente e mostrando que estão cada vez mais conscientes em relação às suas responsabilidades no trânsito. E o melhor é que não tivemos engarrafamento nenhum. Não houve transtornos à população, só benefícios, avaliou.

Programação

Outro destaque da programação é a realização do Desafio Intermodal, às 18h, com saída da praça General Valadão e chegada no Mirante da 13 de Julho. Percorrerão essa mesma distância um condutor de carro, moto, ônibus, bicicleta e um pedestre. A ideia é levantar a discussão sobre qual é o meio de transporte mais ágil, saudável, eficiente, ambientalmente sustentável e barato. A ação será desenvolvida em parceria com a ONG Ciclo Urbano.

A inauguração dos bicicletários das praças General Valadão e Fausto Cardoso, prevista para esta terça, 22, às 17 horas, foi adiada para sexta-feira, dia 25, no mesmo horário. A Prefeitura de Aracaju disponibilizará dois bicicletários, cada um com 20 vagas, que ficarão em antigos estacionamentos de carros. 

Fonte: Texto e foto – Ascom Prefeitura Municipal de Aracaju

Comments are closed.

Pular para o conteúdo