Encontro sediado em Aracaju discute mobilidade urbana

Ônibus ecologicamente correto está a caminho
19 de maio de 2009
Torneio SETRANSP de futebol começa neste domingo
21 de maio de 2009
Ônibus ecologicamente correto está a caminho
19 de maio de 2009
Torneio SETRANSP de futebol começa neste domingo
21 de maio de 2009

Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Saúde foram temas do seminário realizado na terça-feira, dia 18, no auditório do Centro de Educação Tecnológica ? Cefet/SE. O evento foi uma iniciativa do Projeto ?Pensar o Brasil ? Construir o futuro da nação? e foi realizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura, e Agronomia ? CONFEA.

 

A solenidade, contou com as presenças de José Carlos Xavier, coordenador nacional do Pensar o Brasil; Gustavo Cardoso, coordenador regional do projeto; Etelvino Freitas, Conselheiro Federal do Confea; Jorge Silveira, presidente do Crea-SE; Fernandes Barbosa, diretor da sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Antônio Samarone, superintendente da SMTT; João Bosco Mendonça, secretário Estadual de Transporte; Rosivaldo Ribeiro, presidente do Senge-SE, o Deputado Federal Iran Barbosa; e o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju José Carlos Amâncio.

 

Durante a manhã, as discussões giraram em torno do tema da palestra ?Trânsito, uma questão de saúde pública?, cujo mediador foi o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/SE), Jorge Roberto Silveira. Ele destacou que observando os problemas no trânsito de Aracaju, descobriu-se que o número de acidentes é alto, pois falta mobilidade e sobra desrespeito ao pedestre, que é a principal vítima de atropelamentos.

 

Para amenizar o problema, Jorge Roberto falou de ações bem-sucedidas que envolvem os projetos educativos ?Calçada Livre? e a regulamentação das vagas para idosos. Em breve, de acordo com ele, entrará em vigor também uma campanha sobre a faixa de pedestre. Todas essas idéias estão dentro da filosofia do Programa Brasil, que propicia interação entre a sociedade organizada e as políticas públicas que possuem uma relação com as profissões de áreas técnicas em geral.

 

Em um segundo momento do evento, o ex-diretor de Regulação e Gestão do Ministério das Cidades, Alexandre de Ávila Gomide, falou sobre Política Nacional de Mobilidade Urbana e o assessor do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Renato Barreto, sobre Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. O seminário foi o terceiro do tipo ocorrido na capital sergipana. O primeiro foi sobre energia nuclear, o segundo sobre sinergia das águas. A partir dos eventos são produzidas súmulas para subsidiar o Confea no desenvolvimento das políticas públicas.

Falando sobre a importância do tema, Antônio Samarone chamou a atenção para a necessidade de união e luta pela mobilidade urbana urgente. ?Estamos sendo diretamente afetados no que diz respeito a nossa qualidade de vida?, frisou ele. O deputado federal Iran Barbosa é da mesma opinião. ?É o momento da sociedade se reunir, discutir, refletir e apresentar sugestões para mudanças?, disse ele.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo