30% dos cartões escolares já foram recadastrados

Vale-Transporte não pode ser substituído por dinheiro
26 de fevereiro de 2009
Encerrou-se no dia 2 o uso do VT em papel
2 de março de 2009
Vale-Transporte não pode ser substituído por dinheiro
26 de fevereiro de 2009
Encerrou-se no dia 2 o uso do VT em papel
2 de março de 2009

Desde a implantação da bilhetagem eletrônica na capital sergipana, no ano de 2007, mais de 120 mil cartões Mais Aracaju Escolar foram produzidos. Do montante, atualmente, cerca de 55 mil estão em uso no sistema de transporte coletivo de Aracaju, dos quais 30% já foram recadastrados até o momento, ou seja, pouco mais de 16 mil cartões.

 

Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP -, o volume de cartões recadastrados está sendo satisfatório. ?Se levarmos em consideração a quantidade de cartões recadastrados há duas semanas, pouco mais de 5 mil, e a quantidade que temos atualmente, percebemos que os estudantes estão começando a se conscientizar sobre a importância do recadastramento?, ressalta José Carlos Amâncio, superintendente do SETRANSP.

 

O prazo para validar o cartão é 13 de março. Depois dessa data, os cartões que não forem recadastrados ficarão bloqueados tanto para a utilização nos ônibus quanto para a compra de créditos. Para realizar o recadastramento, basta que o estudante preencha o formulário que se encontra disponível nas escolas e no site www.maisaracaju.com.br, e levá-lo até a escola, onde deverá ser carimbado e assinado pela diretoria.

 

Feito isso, é preciso anexar a cópia da carteira da identidade do usuário do cartão (caso o estudante não tenha R.G vale a certidão de nascimento) e um comprovante de residência dos últimos seis meses, que pode ser uma conta de luz, água, telefone, celular, extrato de cartão de crédito ou bancário. O comprovante deve estar no nome do estudante.

 

Caso não existam documentos no nome do aluno, vale um no nome do pai, mãe, irmão ou avós (ou seja, do responsável legal). Mas aí é preciso anexar também a cópia do R.G do responsável. Se também não houver nenhum comprovante de residência no nome de um responsável legal, o estudante deve solicitar, na escola, um comprovante de matrícula ou declaração que conste o endereço.

Já os estudantes que não possuem comprovante de residência em seu nome ou no dos pais devem apresentar a ficha de inscrição da atual escola (com endereço) ou, um documento, no qual o proprietário da residência declare e assine por extenso a comprovação de moradia do aluno e anexe cópia do seu RG.

 

Com tudo isso em mãos, o estudante deve se deslocar até um posto de venda do SETRANSP levando o cartão a ser revalidado. É importante frisar que os universitários devem se dirigir à sede do SETRANSP para efetuar o recadastramento, levando também o comprovante de matrícula 2009/1 ou declaração. Essa documentação também é exigida dos alunos de cursos à distância e pós-graduação. Já os alunos de cursos técnicos ou profissionalizantes, devem apresentar cópia do contrato do curso ou declaração, exceto Cefet e Escola Agrotécnica.

 

Mas atenção: a validade do cartão Escolar tem duas datas diferentes, de acordo com o tipo do aluno, são elas: 30 de março de 2010 para alunos do ensino fundamental e médio e 30 de junho de 2009 para os demais tipos. Nesse último grupo estão incluídos alunos de cursos pré-vestibulares, profissionalizantes, supletivo, universidades e faculdades, pós-graduação e curso à distancia. Tais estudantes deverão apresentar comprovante de rematrícula (2009/2), após a validade, para que o cartão seja atualizado por mais seis meses.

 

1ª VIA

Os estudantes que ainda não possuem o cartão Mais Aracaju Escolar devem solicitá-lo mediante o mesmo formulário até o dia 30 de abril. Nesses casos, porém, a entrega do formulário preenchido deverá ser feita na secretaria da escola juntamente com a documentação necessária. Também é necessário levar uma foto 3×4.

 

É bom lembrar que os estudantes que, em 2007 ou 2008, solicitaram o Mais Aracaju Escolar, mas não o resgataram, antes de solicitar uma nova primeira via do cartão, devem se dirigir à sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP -, localizada na rua F, s/n° – D.I.A, para pegar o seu cartão e, no mesmo momento, revalidá-lo. O horário de funcionamento do SETRANSP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo