Atenção estudantes
30 de outubro de 2007
O barato pode sair caro
5 de novembro de 2007
Atenção estudantes
30 de outubro de 2007
O barato pode sair caro
5 de novembro de 2007

O Presidente da Fetrabase, Sr. Carlos Knittel, esteve ontem em Aracaju para fazer o lançamento do projeto Despoluir ? Programa Ambiental de Transporte, que é patrocinado pelo CNT (Conselho Nacional de Transporte), com apoio do SEST (Serviço Social do Transporte) e do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e IDT (Instituto de Desenvolvimento do Transporte).

 

O Despoluir quer reduzir a emissão de poluentes pelos veículos, aí incluídos ônibus, caminhões e taxis.  O projeto I prevê ampliar a regularização ambiental da frota; equipar unidades móveis de inspeção de veículos para atender empresas de transportes; aferir a emissão de poluentes para reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, de acordo com as resoluções do CONAMA; criar postos fixos de atendimento em locais de grande concentração de caminhoneiros autônomos e taxistas; promover o uso do selo Despoluir para identificar os veículos que estão em conformidade com as normas ambientais e incentivar o desenvolvimento de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

 

O projeto II prevê o incentivo ao uso de energia limpa pelo setor transportador. O projeto III, o aprimoramento da gestão ambiental nas empresas, garagens e terminais de transporte. O projeto IV integra o projeto Cidadania para o meio ambiente, que fará do taxista amigo do meio ambiente. O projeto V transforma outro amigo do meio ambiente, no caso, os caminhoneiros. Finalmente, o projeto VI procura interessar o trabalhador em transporte amigo do meio ambiente, através de cursos, informações por meio de material educativo e finalmente um concurso para premiar os trabalhadores em transporte que mais estimulem o cuidado com o meio ambiente. O Programa Despoluir tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

 

Fonte: Infonet

Comments are closed.

Pular para o conteúdo